Como fazer um planejamento estratégico para sua empresa?
- Amália
- 9 de mar. de 2022
- 3 min de leitura

Para que o seu negócio tenha efetivamente sucesso é necessário ter uma estratégia que o guie para isso. Por isso, desenvolver um planejamento estratégico para sua empresa é fundamental.
Não é algo que você aprenderá em 5 minutos, mas saber quais são os primeiros passos e os principais direcionamentos irá, com certeza, ajudar-lhe muito (seja um negócio novo ou não).
Neste artigo você vai conferir os principais passos para que você consiga bolar uma estratégia interessante para a sua empresa. Pense em cada ponto de acordo com o seu segmento e negócio em específico. Vamos lá?
Planejamento estratégico para sua empresa: Avalie o seu público-alvo
A primeira coisa que você deve fazer para bolar um planejamento estratégico para sua empresa é estudar o seu próprio público-alvo.
É pensando nele que você irá traçar todos os próximos passos do seu negócio. Afinal, é essa categoria de pessoas que você deseja atingir. Sendo assim, tudo o que for desenvolvido deve ser pensado neles.
Faça um estudo minucioso sobre as pessoas que têm interesse - ou podem vir a ter - naquilo que você tem a oferecer.
Defina personas, ou seja, uma espécie de perfil ideal para consumir seus produtos ou serviços.
Estude o mercado
Estudar o mercado é essencial para você desenvolver a sua estratégia. Levante a maior quantidade possível de dados relevantes e veja como tudo tem se comportado nos últimos anos, bem como as projeções para os anos seguintes.
Outra dica é: avalie muito bem os seus concorrentes (algo conhecido como benchmarking). Eles podem te ajudar de forma imensurável, afinal, a partir deles você consegue saber onde estão acertando ou errando.
A partir disso fica mais fácil evitar erros e, também, é possível investir e melhorar dentro da sua própria empresa ao analisar os pontos fortes.
Lembrando que esse estudo deve ser constante e o planejamento estratégico para sua empresa deve acompanhar as mudanças, por exemplo, em nosso projeto de planejamento estratégico trabalhamos com uma métrica de cinco anos com revisões anuais. Saiba quando avançar ou recuar nas suas estratégias.
Reflita sobre o seu produto ou serviço
Pense bastante sobre o seu produto ou serviço que está sendo oferecido. Desde o primeiro passo para a sua confecção até a etapa final. Tudo deve ser minuciosamente avaliado.
É preciso entender o que pode ser melhorado e ajustado para que os clientes vejam aquilo que você tem a oferecer como uma referência de custo x benefício no mercado.
Muitas vezes, uma simples mudança na embalagem faz com que você aumente consideravelmente o seu número de vendas.
Tenha ferramentas e software para dar suporte
Para que você tenha destaque no mercado e consiga colocar em prática todo o planejamento estratégico para sua empresa de forma otimizada é imprescindível contar com ferramentas que lhe deem esse suporte.
Não deixe de investir em plataformas que irão otimizar, automatizar e melhorar todo o seu fluxo de trabalho. Toda essa organização que os softwares e outras ferramentas irão promover maior gestão.
Avalie bem quais são as opções do mercado que podem contribuir significativamente para o fluxo de trabalho da sua empresa.
Monitore os seus resultados
Não há fórmula mágica para atingir bons resultados e sempre será necessário mudar as estratégias ao decorrer do tempo (até porque, o próprio mercado é muito dinâmico).
Dito isso, acompanhar os resultados deve fazer parte da rotina da sua empresa.
Avalie o que está dando certo e o que pode melhorar, realize com frequência reuniões com os gestores, mapeie, mesure e elabore planos de ações, visando ser o objetivo a ser atingido.
Desta forma é possível aumentar cada vez mais a performance do seu negócio.
Quer saber mais dicas sobre planejamento estratégico para sua empresa? Confira os outros artigos do blog Atto Estratégias & Educação. Não deixe de sempre buscar mais e mais conhecimento para incorporar nos seus negócios.
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